Inicial > Educação > Khan Academy

Khan Academy

Conheci recentemente um recurso educacional muito interessante, a Khan Academy. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos com a missão de  “levar uma educação de qualidade para qualquer um em qualquer lugar”.

O site fornece uma plataforma de aprendizado composta por milhares de vídeo aulas, acompanhadas de exercícios para avaliar o seu aprendizado dos tópicos apresentados. O conteúdo disponível aborda áreas como matemática, física, química, finanças, história, quebra-cabeças lógicos, etc. Tudo isso disponível gratuitamente.

Um ótimo recurso para crianças reverem explicações de tópicos abordados em sala de aula, pais que precisam relembrar os conteúdos para auxiliar seus filhos no aprendizado ou mesmo dar uma polida em alguns conhecimentos que há muito não são utilizados.

Apenas um porém: as aulas estão todas em inglês, o que pode ser uma “pequena” barreira para quem não entende bem a língua. Mas, pode ser também uma boa forma de praticar o “listening”.

E você também pode ajudar

A Khan Academy é uma entidade sem fins lucrativos e depende exclusivamente de doações para manter as coisas funcionando, e você pode meter a mão no bolso e dar uma ajudinha. Mas, essa não é a única forma de ajudar. Você pode ajudar também:

  • divulgando o trabalho deles;
  • traduzindo o conteúdo para outras línguas;
  • produzindo mais conteúdo;
  • relatando problemas encontrados;
  • dando sugestões de melhorias;
  • etc

Vai lá, acessa algumas aulas e exercícios e veja se, além de aproveitar o que já está disponível, você pode ajudar esse material chegar a um número maior de pessoas.

Categorias:Educação
  1. setembro 1, 2011 às 3:41 pm

    Fala Goedson, estou usando o Khan Academy para relembrar diversos conceitos de matemática que tinha esquecido e aprendendo tantos outros. O site é muito bom mesmo, vale a pena. O Sal Khan é um excelente professor. Até mesmo quem entende pouco de inglês consegue acompanhar as aulas.

    Um abraço.

    • setembro 2, 2011 às 9:28 am

      Também estou usando o Khan Academy para relembrar/aprender alguns conceitos de matemática e probabilidade. Aquecendo os neurônios para encarar as aulas de Inteligência Artificial de Stanford.

      E, realmente, não é tão difícil acompanhar as aulas, mesmo com pouco entendimento de inglês.

  2. Liliane
    setembro 3, 2011 às 5:55 pm

    Que ótimo!! Além de aprender sobre vários assuntos ainda estudo inglês.

  3. fevereiro 16, 2012 às 4:18 pm

    As melhores aulas do Youtube, agora em português
    A Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e o Instituo Península, está trazendo a Khan Academy para o Brasil. As vídeo-aulas do fenômeno Salman Khan, que já foram assistidas mais de 115 milhões de vezes no YouTube, podem agora ser vistas em português (www.fundacaolemann.org.br/khanportugues). Até o final de maio, o canal contará com mais de 340 vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física.
    Além da dublagem e adaptação das aulas para o português, a Fundação Lemann aposta em levar a Khan Academy para as escolas públicas brasileiras. Inspirada por um projeto piloto desenvolvido na Califórnia, a Fundação quer usar os vídeos e o software de exercícios do site para ajudar a melhorar o aprendizado dos alunos. A ideia é oferecer a ferramenta para os professores, que poderão acompanhar em tempo real o desempenho dos seus alunos, contribuindo com uma maior individualização do ensino. O projeto começa em três escolas públicas de São Paulo, ainda este mês.
    A iniciativa foi destaque em reportagem de capa da revista Veja. “Sabemos que com os métodos tradicionais dificilmente conseguiremos oferecer um ensino mais personalizado a todos com a urgência de que precisamos”, afirmou Denis Mizne, Diretor Executivo da Fundação Lemann, em entrevista à revista.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário